terça-feira, 12 de maio de 2009

Estado pra quê?!

"O homem, quando perfeito, é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça, pois a injustiça é mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligência e pelo talento, mas podem sê-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destituído de qualidades morais, o homem é o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relação ao sexo e à gula."
Aristóteles

Hobbes concebe a instituição do Estado, ou seja, um Estado que deve impor medo e terror, a fim de ser obedecido. Se proceder de outra forma, poderá gerar desavenças e guerras entre os seus concidadãos. Segundo ele, a guerra impede o trabalho, o lazer, o comércio e o conhecimento técnico. A guerra torna os homens desconfiados uns dos outros. Em tais circunstâncias todo o homem é inimigo do próprio homem. Para que haja paz, não se pode confiar na natureza humana, onde todos fazem o que querem, mas no estado civil, em que o Estado forte institui leis que devem ser seguidas por todos

Se o homem não consegue viver em total harmonia é por que seus instintos falam mais alto o que nos leva ao entendimento do ser irracional. Conseguimos ser inimigos de nós mesmos para nos defender. Por isso precisamos de alguém pra ordenar como devemos lidar com as situações se não entramos em guerra. Será que isso é racional? Prefiro considerar burrice!... pq? quem dirige o Estado não é o homem?! quem criou esta concepção também não foi o Homem?

Conseguimos nos contradizer com tais teorias! Não sabemos conviver de forma passível com outros sem o poder do Estado nos punindo e ditando normas, mas quem dita e governa o Estado é o próprio homem que é escolhido por uma coletividade (no caso do Brasil).... e se a escolha for errada..... então o fato de nos submeter a todos os defeitos e corrupção do Estado é por nossa própria culpa.

Culpa de sermos racionalmente irracionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário